Publicação de artigo: “O custo-benefício do crime pela análise econômica do direito”

Posted by Paula Oliveira in Clipping, Publicações 17 mar 2022

O sócio Carlos Eduardo Gonçalves publicou no último dia 16, no site Consultor Jurídico (conjur.com.br), artigo a respeito do custo-benefício dos crimes aos cofres públicos.

Sem título

“As teorias econômicas dos delitos e das penas estão erigidas através da análise do custo-benefício da prática da conduta delitiva, bem como daqueles responsáveis pela elaboração de políticas criminais.

Desvela-se então, a pena como “preço” a ser pago pelo pretenso delinquente. Ou seja: haveria uma análise prévia do criminoso acerca dos custos e dos benefícios que a conduta ilegal poderá lhe proporcionar. Na medida em que os ganhos superem os custos, a conduta será praticada.

O comportamento delinquente se assemelha a qualquer outro comportamento racionalmente desencadeado no qual o indivíduo, ante uma escolha qualquer, avalia os diferentes custos e benefícios possíveis e previsíveis de sua conduta e atua consciente de suas prováveis consequências.

Atualmente, apesar de o Estado gastar milhões de reais em construção, equipamento e manutenção das instalações penitenciárias, além da perda econômica que se supõe manter milhares de pessoas inativas e alheias ao processo produtivo, posto que alijadas de suas profissões habituais, pouco se avança nos indicativos de política criminal alicerçados na aplicação da pena de prisão”

 

Acesse a íntegra: https://www.conjur.com.br/2022-mar-16/carlos-eduardo-goncalves-custo-beneficio-crime#:~:text=O%20custo%2Dbenef%C3%ADcio%20do%20crime%20pela%20an%C3%A1lise%20econ%C3%B4mica%20do%20direito&text=Com%20a%20evolu%C3%A7%C3%A3o%20das%20rela%C3%A7%C3%B5es,na%20natureza%20da%20san%C3%A7%C3%A3o%20penal.

Sorry, the comment form is closed at this time.